A telefonia VoIP é muito utilizada hoje em dia, bem como o acesso externo de alguém que precisa usar o telefone de fora da empresa. Podemos bem usar uma VPN para isso, que facilitaria também o acesso. Mas esse não é o caso. O caso é: Como registrar, ligar e utilizar o Softphone, sem a necessidade de usar uma VPN? Foi difícil descobrir, mas valeu a pena. Veja os passos abaixo:
1. Crie um Encaminhamento de portas para o seu servidor VoIP interno
Antes de qualquer coisa, as portas necessárias para o funcionamento do VoIP precisam ser liberadas para o uso no roteador. Então, após fazer login no roteador, com seu usuário e senha, vá até a aba Setup>Fowarding para adicionar esse encaminhamento de portas.
O VoIP necessita que as portas SIP (5060-5060) UDP e TCP e as portas RTP (10000-20000) UDP estejam liberadas, e normalmente, elas não vem configuradas no Cisco por padrão.
Para adicioná-las, clique em Service Management e abrirá uma nova janela para criar.
Preencha os dados dessa forma:
Service Name: coloque o nome do serviço, pode ser VoIP, SIP, um nome de sua preferência.
Protocol: Selecione o TCP
Port Range: Coloque 5060 to 5060
Clique em Add to list
Repita os passos para adicionar novamente a porta 5060, com o protocolo UDP:
Service Name: coloque o nome do serviço, pode ser VoIP, SIP, um nome de sua preferência.
Protocol: Selecione o UDP
Port Range: Coloque 5060 to 5060
Clique em Add to list
E para o protocolo RTP:
Service Name: coloque o nome do serviço, pode ser VoIP, SIP, um nome de sua preferência.
Protocol: Selecione o UDP
Port Range: Coloque 5060 to 5060
Clique em Add to list
Verifique se o seu PABX ou VoIP server só precisa dessas portas para comunicação.
2. Desative o Load Balance
Foi diagnosticado que quando o Load Balance está ativado, a conexão oscila, causando a perda da conexão.
3. Desative o Firewall
Verifique se o Firewall do roteador está ativo. Caso positivo, desative (se houver outro Firewall na sua rede). Se ele precisa ficar ativo, desative a opção SPI no campo Firewall e libere uma rota do seu IP Externo usando a porta WAN1 ou WAN2 para acesso ao roteador.
4. Desative o SIP ALG
Esse é o pulo do gato! Alguns roteadores vem com essa opção por medida de segurança. ALG significa Application-Level-Gateway – um componente de segurança de Firewall e NAT – que alguns (quase todos) servidores precisam para enviar e receber pacotes. Com essa opção habilitada, você consegue registrar o seu ramal SIP normalmente, mas a ligação fica “muda”. Essa opção é meio escondida. Para acessá-la, abra a sua página de gerenciamento do RV042, e na barra de endereço, digite:
http://ip-do-rv042/f_general_hidden.htm
E então verá as opções abaixo:
Então, nas opções acima, no campo UDP timeout, coloque o valor de 300 e em SIP ALG marque a opção Disable e clique em Save
Após isso, faça os testes, e verifique se não tem nenhum outro Firewall ou outro dispositivo que faça esse bloqueio.